Nos anos de 2014 a 2016 fui Diretor Geral da Juventus Soccer Schools Brasil. O projeto não tinha nenhum objetivo de captar atletas para a Juventus de Turim (aqui nós também somos cultura (risos), o significado de Turim em italiano é Torino e em piemontês Turin), era um projeto de divulgação da história da Juve, o intuito era conseguir expandir a marca Juve pelo mundo com possibilidades de captar vários partners para realização de eventos com os produtos da época que eram: Juventus International Camp e Juventus Academy.
Eu era o diretor, o Adriano Salomão ex-jogador de futsal era o presidente. Montamos um staff no Brasil e através dos meus contatos acabei envolvendo alguns amigos de confiança no projeto, além de termos visitado o CT de Vinovo em Turim onde encontramos o Rubinho, ex-goleiro da Juventus, Genoa e Corinthians, ele foi campeão e conquistou vários títulos (Scudetti) com a Juve, além de disputar a Champions League com o clube italiano. Somos amigos porque crescemos juntos, ele e o Zé Elias são irmãos para quem não sabe.
Enquanto durou o projeto, foi uma baita experiência de forma geral, primeiro por ter tido a satisfação de levar a história de um gigante europeu para o Brasil e Paraguai, pelas pessoas que conhecemos nesta trajetória e principalmente pelo network.
Realmente foi uma honra ter participado nesses anos do projeto, além de ter conhecido na íntegra a metodologia de trabalho da Juventus e a grande capacidade dos treinadores italianos em transmitirem a metodologia e o DNA do clube ao staff local de apoio, composto por treinadores brasileiros e paraguaios que participaram dos eventos realizados, e principalmente para todas as crianças que participaram da Juventus International Camp.
Como estávamos dentro do clube começamos a entender por que a Juve sempre vence na Itália. Até a temporada passada foram conquistados 9 títulos consecutivos um feito impressionante na Europa.
Quando o clube conseguiu entender que teriam de inovar e fazer tudo de uma forma diferente não teve para ninguém, por isso os outros clubes italianos estão patinando ainda para conseguir se aproximar da Juve, devido a organização e a capacidade de planejamento da instituição.
Atualmente o objetivo da Juventusd é vencer a Champions, eles têm batido na trave nos últimos anos e a cada ano que passa eles vão aprendendo e ajustando, o processo é longo e lento, mas logo eles conquistarão a bendita da orelhuda.
Realizamos 5 eventos no Brasil no Club Athletico Paulistano – SP, Jockey Club de SP, Iate Clube de Brasília, Arena Soccer Grass Neymar JR., Ponte Preta de Campinas, e 2 eventos no Paraguai em Assunção. Os participantes pagavam um valor de cota, infelizmente devido a realidade econômica dos países sul-americanos e ao valor do câmbio entre as moedas dos países não era qualquer família que poderia fazer com que o(s) filho(s) pudesse(m) participar.
Os eventos foram realizados praticamente em clubes da Elite se vocês notarem bem, mas mesmo assim tínhamos uma média de 150 inscritos por evento, ou seja, tivemos contato com mais ou menos 1000 crianças entre 6 a 16 anos, meninos e meninas, foi uma experiência ímpar porque acredito que realizamos o sonhos de muitas famílias de poderem participar de um intercâmbio internacional levando experiências diferentes do cotidiano vivido pelas crianças normalmente além dos contatos diretos com os treinadores italianos que estavam sempre presentes nos eventos. A Juventus não abria mão dos seus treinadores, de fato no mínimo tinham sempre 3 deles para que fosse possível viabilizar a realização dos eventos.
O que me impressionou muito foi a metodologia aplicada e a intensidade das sessões de treinamentos com duração de 2 horas. Os grupos eram divididos entre as turmas da manhã e da tarde, o campo também era dividido, em cada parte do campo um treinador diferente com o seu treinador local de apoio mais o seu grupo de no máximo 15 a 17 alunos, em cada setor do campo se desenvolvia um tipo de trabalho diferente com tempo determinado de 20 minutos, assim os grupos passavam em todas as atividades do dia por setores, tudo com muita organização e um sincronismo sem igual.
Segue abaixo o link da minha entrevista no Iate Clube, um pouco do que foi o evento, depoimento de alguns participantes, e dos pais.
link do YouTube da Juventus International Camp – Brasília: https://youtu.be/kRiy_yi6ocs
Não podemos nos esquecer, realizamos um evento em Turim na Itália, alguns participantes desses 7 eventos realizados foram escolhidos para ir à Itália, as crianças foram com os pais, eles jogaram jogos amistosos contra equipes italianas, treinaram no CT da Juventus em Vinovo, visitaram o museu juventino e o estádio, conheceram a cidade de Turim, além de terem assistido ao vivo e a cores 1º jogo oficial do campeonato italiano no Juventus Stadium que hoje se chama Allianz Stadium. Também tiveram camisetas da Juve autografadas pelos jogadores da época como Rubinho, Buffon, Pogba, Marchisio entre outros. Foi assim que terminou essa belíssima experiência, com os sonhos das crianças e das famílias realizados.