Que o ano novo tem mais facilidade de ser melhor que o fatídico 2020, e que poucas pessoas acreditam no contrário… é mais do que certo!
Um ano cheio de marcas, dentro delas o medo e a incerteza como cotidiano!
Fácil é sonhar com algo melhor, não é mesmo??
Mas, quando isso acontece temos duas opções:
1. esperar demais, e chegar ao final deste com poucas realizações
2. Ser ponderado, fazendo metas que possam ser atingidas, caminhando pouco a pouco a favor do seu objetivo, e terminando, assim, 2021 com saldo positivo.
Expondo as opções desta forma, fica fácil de escolher pela segunda…. mas como fazer isso, sem procrastinar?
Quem me acompanha, sabe que falo muito, e quase sempre, em um balanço entre motivadores e sabotadores.
Eu realmente acredito que o melhor que temos em todos os aspectos da vida é o conhecer profundo daquilo que te motiva, sem esquecer e silenciar o que te deixa onde está ( famosos sabotadores).
Assim, vamos aos passos das boas metas:
1. escolha 3 metas… eu disse 3 e não 3 por dia😉. Para isso, pode utilizar a roda da vida (figura acima, que serve como feramenta para nortear e canalizar energia para mudanças);
2. Lembre-se que estas metas devem ser: específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e com tempo pra acontecer (SMART)
Note o exemplo: vou emagrecer 4 kg dentro de 1 mês, através de uma reeducação alimentar para aprender manter meu peso com facilidade, e então, obter a saúde que desejo.
E,veja como é diferente de: quero emagrecer esse ano, pelo menos 20 kg.
3. No conceito de metas SMART, seja seu amigo! E, provoque mudanças que você sustente ao longo do ano, para que crie novos hábitos… ou seja, se vc está sedentário há anos, ao invés de se propor a treinar os 360 de 365 dias de um ano🤷🏻♀️, tente treinar 3 a 4 vezes por semana. Busque o que consegue, e vá, passo a passo, chegando perto do que pensa ser ideal. Dessa forma, você deixa de criar novas vozes internas que te desetimulam a prosseguir.
4. Voltando ao primeiro item: ofereça a você a chance de chegar ao meio do ano e refazer novas metas! Não é porque virou o mês, ou o ano, que você tem que colocar tudo novo a você. Revisite, mensure novamente o que se propôs. O importante não é fazer rápido, ou perfeito…. e sim fazer sem desistir!
O segredo de quem emagreceu o ano passado, ou cresceu em seu setor de trabalho, foi o andar a passos seguros e pequenos sem parar ou desistir.
Aposte nessa segurança… quantas vezes já fez o caminho do desespero??
Vem comigo! Vamos tentar algo diferente?