O talento do jogador não é o único fator que determina a consolidação dele no esporte, é necessário ser compromissado consigo mesmo e com a profissão, ter caráter, ser resiliente, ter um ótimo comportamento entre outras características. Para conquistar seu lugar ao sol, é preciso o empenho de alguns profissionais que trabalham para o sucesso da sua carreira. Entre eles, ganha destaque a figura do intermediário no futebol e futsal. Você sabe como funciona essa profissão?
Muitos jogadores e treinadores têm dúvidas sobre a atuação e as funções dela. Para estabelecer uma relação transparente, é importante que o atleta compreenda como é desenvolvido esse trabalho e qual o impacto dele no mercado.
O que é o intermediário no futebol?
Também conhecido como agente, o intermediário pode ser pessoa física ou jurídica, devidamente registrada na Confederação Brasileira de Futebol (CBF), atuante na negociação de contratos de trabalho, transferências e contratos de formação desportiva, representando os interesses do cliente, de forma gratuita ou onerosa.
Quais são as funções do intermediário no futebol?
O trabalho desse profissional é muito abrangente, pois ele gerencia as carreiras dos atletas e dos treinadores da melhor forma possível. Além de negociar contratos e transferências, suas funções abrangem outras questões relacionadas à vida e as carreiras desses profissionais.
Seu objetivo é contribuir de modo significativo para o desenvolvimento do seu cliente para que o mesmo possa estar focado o máximo possível na sua função profissional.
Qual é a diferença entre o intermediário e o procurador dos jogadores de futebol?
Apesar de causar alguma confusão, as figuras do procurador e do intermediário são muito diferentes. O procurador representa o atleta em qualquer ato de negociação em que ele esteja envolvido. Para que possa exercer essa função, é necessária uma procuração registrada em cartório que conceda esse tipo de autorização. Um procurador pode ser qualquer pessoa de confiança do jogador.
Já o intermediário é o profissional que atua dentro do mundo do futebol/futsal. Sua tarefa é suprir a falta de um jogador para um clube, ou achar um time para o atleta e/ou treinador. Assim, ele é o responsável pela negociação e trabalha como um facilitador.
Qual é a sua importância para os atletas?
O intermediário é uma pessoa que conhece muitas pessoas dentro do esporte que podem facilitar a assinatura de contratos entre os jogadores / treinadores e as entidades esportivas. Daí sua importância para os jogadores / treinadores iniciantes que buscam um meio de entrar em grandes clubes. Nesse sentido, o trabalho do agente contribui para a construção da imagem desses atletas e treinadores, para que eles estabeleçam novas relações no mundo do futebol /futsal.
Mesmo os jogadores e treinadores que já tenham uma carreira sólida podem se beneficiar do trabalho desse profissional. Em tais casos, o intermediário contribui com as negociações de contratos e valores para a transferência desses profissionais.
Se você busca ajuda profissional para auxiliar na sua carreira, entre em contato conosco (www.jrsport.com.br) e veja como podemos ajudar!
@jrsport_