Libânio

O que a escolinha tem a ver com suas finanças?

Quando uma criança é levada aos seus primeiros treinos na escolinha de futsal ou futebol, provavelmente o profissional que conduzirá as aulas, vai realizar atividades básicas, com o objetivo de aprimorar os fundamentos dos alunos. Trabalhos simples de passe, condução, finalização, coordenação, dentre outros.

Essa estratégia busca formar um alicerce técnico, com elementos fundamentais do jogo, que mais tarde vão proporcionar a capacidade de evoluir em aspectos mais complexos. Imagine como seria estranho se logo de cara o professor aplicasse sessões de transição ofensiva, bola parada ou pressão alta.

Se você quer ter uma boa gestão financeira pessoal, essa abordagem também faz muito sentido. Não adianta querer iniciar a montagem de uma carteira de investimentos robusta, com estratégias de hedge e asset alocation, se você ainda não domina o seu orçamento, se a sua capacidade de poupar ainda é baixa.

Ou seja, inicie a sua transformação financeira com um entendimento profundo das suas receitas e despesas, do seu comportamento de consumo. Passe a registrar todos os seus números mensais em uma planilha, aplicativo, ou no método que preferir (um simples caderno funciona muito bem), o importante é que seja feita uma análise recebimentos e gastos médios. Em seguida, calcule os seus custos fixos, aqueles que se repetem todos os meses independente do cenário (aluguel, financiamento e plano de saúde por exemplo). Com esse valor mapeado, será possível entender o quanto seu orçamento está comprometido e o quanto você tem disponível para gastar com custos variáveis (alimentação, transporte, lazer). Além de futuramente encaixar investimentos, mas esse assunto falaremos mais para frente.

Por Lucas Libânio Silva Rodrigues
                          Atleta Profissional de Futsal
                   Especialista em Investimentos CEA\Anbima
                     Proprietário L18 Financial Consulting
                              @l18finanças