Em várias conversas com alguns profissionais de preparação física e com minha esposa treinadora de alto rendimento, sempre escutei muito a palavra periodização. Que ao meu entender significa: um planejamento de treinos e cargas para uma melhor performance na competição. Ou seja, as datas competitivas são levantadas e a partir delas se estabelece um cronograma de atividades.

Essa lógica funciona de forma muito semelhante aos nossos investimentos, devemos sempre nos nortear pelos objetivos e depois buscar ativos que atendam as nossas necessidades. Assim como eu acredito que um treino de força exaustivo, as vésperas da competição mais importante do ano, não seja adequado, alocar o seu capital em ativos de risco para uma reserva de curto prazo também não. A data a qual você necessitará do recurso vai chegar e você pode perder dinheiro naquele momento executando um resgate. E o contrário também acontece, se o seu objetivo é a aposentadoria por exemplo, faz sentido muitas vezes buscar opções com menos liquidez ou até com um pouco de volatilidade, porém com possibilidade de melhores retornos, já que o usufruto será de longo prazo.

Não devemos inverter a ordem, escolher onde investir baseado apenas na rentabilidade passada é dar um tiro no pé, seria como um profissional escolher as cargas diárias dos seus atletas sem considerar a data do jogo. Então, primeiro mapeie seus objetivos e os prazos que você quer realizá-los, depois busque no mercado financeiro possibilidades que se encaixem a essa demanda, assim você se tornará um(a) investidor(a) melhor.

Lucas Libânio Silva Rodrigues
Atleta Profissional de Futsal
Especialista em Investimentos CEA\Anbima
Proprietário L18 Financial Consulting
@l18finanças