Meu Deus! Quem está desesperado aí, levante a mão!
Já vejo aquele mar de mãos chacoalhando de um lado ao outro.
ÉH, Pessoal! Fácil não está! Porém, se enfrentarmos esse período de forma positiva, talvez consigamos entender e antecipar alguns percalços do caminho.
Vamos lá?
A necessidade por optar ficar em casa para se proteger e cuidar daqueles que nos rodeiam, muitas vezes, tem trazido uma série de desordens alimentares, que nem todos conseguem resolver com facilidade.
É corriqueiro hoje, no consultório de nutricionistas a reclamação de bagunça na rotina alimentar, ou o “não conseguir” conter o impulso em comer alguma guloseima, em detrimento a alimentos mais ricos, nutricionalmente falando.
A falta de rotina, a ansiedade, a tristeza, o ter tentações tão perto de você, são motivos que, diversas vezes, escutamos em consultas.
O que muitos ainda não conseguem ver, é que o “estar” em casa, pode, e trará benefícios para você conseguir alcançar o corpo que tanto almeja.
Para isso, reuni algumas dicas que vão ajudar você a organizar o seu dia a dia.
- Faça uma boa lista de compras! Invista em alimentos naturais, e mantenha longe desta lista, alimentos gatilhos para o impulso de comer sem parar.
- Lave saladas e deixe preparados alguns lanches para sua semana, ao menos para metade dela.
- Acorde minutinhos mais cedo, e use um papel, aplicativo, ou bloco de notas, para anotar o que comerá no seu café, lanche da tarde e ceia. Lembre-se: escolha o alimento, ou será escolhido por ele!!
- Faça pausas pensadas no seu trabalho. Arrume seu lanche, desligue telefones, computadores e conecte-se, por 10 minutos, que seja, com sua alimentação e prazer de cuidar-se. Assimile que10 minutos não acabarão com seu dia ou produtividade, mas podem amenizar sua ansiedade, e muito!
- Descasque mais, e desembale menos. Com a possibilidade de ficar em casa, você pode abrir mão de alimentos prontos e industrializados, e assim, escolher alimentos mais nutritivos e com carga calórica menor.
- Invista em frutas, seja qual for ela, mas existem algumas que com a mesma quantidade calórica, você pode comer um volume muito maior, e talvez isso traga mais tranquilidade a você. Estrelinhas para: melão, melancia, pêssego, kiwi, ameixa e morango.
- Palitinhos de vegetais, se acompanhados de pastas protéicas, pode ser um lanche bem agradável. Aposte em salsão, erva doce, cenoura baby, pepinos e pasta de grão de bico, cottage ou creme de ricota.
- Shakes, se bem pensados, podem trazer uma grande saciedade, com boa proteína e baixa carga calórica. Provem: 1 dose de proteína + 200ml de água de coco + 100g de morangos + 2 col de sopa de farelo de aveia. Hummm que delícia!!
Acredito sim, e sinto também, que tempos forçados de ficar em casa é um tanto quanto entediante, mas também, vejo porquês para tudo isso, e isso me movimenta, me estimula e me faz viver.
Pegue seu propósito, abrace as dicas que caiba em seu dia, agradeça sua saúde, sua paz e viva! Viva da melhor forma e procurando sua melhor versão. Que nesta sua versão 2.1, você coloque um espacinho especial, para cuidar melhor da sua saúde, e que para isso, lembre-se que estaremos sempre juntos!!
@mimorettinutri