Escutei algumas vezes pelo meio do esporte de alto rendimento, que a performance tem influência preponderante de três fatores: treinamento, recuperação e alimentação. Hoje o objetivo é fazer um paralelo com o último aspecto.

É cada vez mais claro que seguir uma rotina alimentar equilibrada é fundamental para evolução do desempenho esportivo, por isso muitos atletas têm acompanhamento nutricional e recebem um plano alimentar minucioso, contemplando cada item das refeições diárias. Entretanto, ainda é difícil manter a constância, porque além de disciplina é necessário organização.

Vamos à um exemplo, suponha que você sabe perfeitamente que a refeição após chegar em casa do treino envolve: dois bifes de frango grelhados, purê de batata, arroz integral e salada. Mas quando chega a hora, não tem nada pronto e é necessário preparar cada um dos elementos, demorando quatro vezes mais do que simplesmente comer uma pizza congelada que está no congelador. Por mais disciplinado e obcecado com seus objetivos profissionais você seja, vai ser árduo vencer essa batalha entre alguém faminto após duas horas de treino, com disponibilidade de uma comida pré-pronta versus o planejamento. Existem algumas forças invisíveis te induzindo a buscar a opção mais rápida e cômoda do momento.

E chegamos até aqui para dizer que algo semelhante acontece na sua relação com o dinheiro.

Apenas reconhecer o que é necessário ser feito não é suficiente, mesmo que você domine conceitos financeiros importantes, tenha consciência que é imprescindível resguardar recursos para a uma possível emergência ou para aposentadoria, existem aspectos comportamentais humanos que irão te dificultar.

É preciso tirar um dia para deixar as marmitas prontas na geladeira, com as quantidades e separações certas, dessa forma no momento da sua decisão do que comer, o caminho de seguir o plano estará facilmente acessível. Ou seja, se você quer investir todos os meses, precisa ter um controle orçamentário organizado, com transferências automáticas agendadas para a corretora, se pagando primeiro, se não, é muito possível que esse dinheiro compre outras coisas. É saudável ter uma definição clara de carteira de ativos, afinal quando o aporte for realizado você não vai ser influenciado por notícias e ‘’oportunidades’’ da moda.

Arthur Dantas Lemos, uma grande referência para mim no mercado, recentemente postou a seguinte frase:

‘’O erro de depender da disciplina é esquecer que não é natural ter disciplina’’.

Quanta profundidade em tão poucas palavras, ouça esse recado e acrescente aliados ao seu dia-a-dia para driblar os desafios invisíveis de se manter dentro do planejado.

Lucas Libânio Silva Rodrigues
Atleta Profissional de Futsal
Especialista em Investimentos CEA\Anbima
Proprietário L18 Financial Consulting
@l18finanças