Hoje iremos falar sobre Doença Periodontal. Mas Dra. O que é isso?

A DP possui inúmeros nomes populares, mas o mais correto a se levar em conta é o conceito, pois assim todos entenderão.

No consultório é muito comum o paciente chegar com a queixa:

– Dra. minha gengiva dói e sangra; ou

– Dra. meu dente está frouxo… sinto um hálito ruim… e assim por diante.

Todas essas queixas estão correlacionadas à Doença Periodontal, que em seu estágio inicial é chamada de gengivite, possível de tratar sem sequelas maiores (na maioria das vezes), ou já em estagio de ‘perda de estrutura’ já com comprometimento ósseo e muitas vezes gerando perdas dentárias.

É considerada uma das doenças infecciosas mais prevalentes no mundo afetando até 50% da população global.

Doença periodontal e o Esporte:

Uma das preocupações em manter a saúde gengival dos atletas e a cavidade bucal livre de infecções é pelo fato de haver uma Repercussão Sistêmica, já que a doença percorre o sistema circulatório.

1 – Relação entre a DP e problemas cardiovasculares: 1/3 dos infartos do miocárdio ocorre por infecções crônicas bucais, sem o paciente apresentar histórico cardíaco.

2 – Relação entre a DP e lesões musculares: pode haver a modificação celular que atua no catabolismo muscular (é a degradação do músculo para obter energia), se houver aumento da enzima Creatina Quinase já temos um possível sinal de necrose (morte) celular e queda do desempenho do atleta. Outras enzimas apresentadas no exame podem indicar aumento da fadiga muscular, dificuldade de recuperação de lesões, comprometendo a saúde de um modo sistêmico e redução do desempenho.

Para exemplificar o quanto importante é cuidar da saúde bucal, sugiro um estudo que em um grupo de atletas analisados, resultamos em 76% com presença de gengivite e 15% apresentando doença periodontal moderada a grave. Apenas 9% (percentual extremamente baixo), não havia sangramento.

Além disso há estudos que indicam que quando o paciente apresenta essa inflamação dentária apresentará fibras musculares com menor perímetro (tamanho), suscetíveis a lesão e um número elevado de células de inflamação no sangue.

 Então podemos afirmar que a Doença Periodontal influência diretamente no processo metabólico que envolve os músculos afetando tanto o sistema musculo esquelético quanto a recuperação tecidual.

OBS:  A inflamação é importante para a recuperação tecidual, tanto no casos de microlesões que resultam no aumento de massa muscular, quanto nos casos de lesões advindas de trauma e estiramento, por isso é importante que não ocorra sobreposição de processos inflamatórios e que o atleta mantenha a saúde bucal em dia frequentando seu Cirurgião Dentista a cada 6 meses ou assim que necessário e que siga as orientações conforme deferidas.

– E os anabolizantes?

Se os utilizar, será perceptível pela gengiva… provavelmente ela estará com um aspecto aumentada caracterizada por hiperplasia gengival.  Cuidado!

EM QUALQUER CASO DE DOR, SANGRAMENTO OU MAU HÁLITO, ENTRE OUTROS, CONTATE TEU DENTISTA.

Tratamento: vídeo explicativo.

Gengivite: presença de edema e sangramento não é uma condição saudável

**** Mas DRA. eu escovo e sangra sempre mais, então eu não escovo para não machucar….

Heyyyyy!!!!!!

Quando você lava a mão, se sangrar; têm algo errado né? The same!!!!! O mesmo amigo.

Procura teu Amigo Dentista que ele vai te ajudar! E você vai chutar essa bola muito melhor!. Se liga na Dica.

Agenciados e conhecidos do Gera Junior podem entrar em contato diretamente comigo para maiores dúvidas e informações, irei prestar auxilio em qualquer protocolo odontologia – esporte.

DRA. TAMARA

CRO/RS 22.202

Especialista em Implantodontia, Prótese e HOF.

Idealizadora do Projeto Odontologia no Esporte Mundial.

@doc._tamaa

Doença sistêmica, pode afetar a circulação e tecidos músculo-esquélitco.
Evolução da Doença se não tratada.