A prevalência de doenças bucais em atletas é um fator preocupante e por isso merece a atenção devida.

Quais doenças devo me preocupar:

  1. Cárie dentária:

Doença infecciosa e multiatorial, ou seja; depende de vários fatores como o hospedeiro (atleta), bactérias presentes na cavidade bucal  e dieta do atleta.

*Nos atletas é considerada a doença bucal mais predominante.

Possíveis causas:

  • Higiene incorreta
  • Dieta com géis e bebidas com elevado índice de carboidratos
  • Perda de líquidos (suor/saliva)

Então teremos redução da quantidade e composição da saliva, gerando picos de ação bacteriana semelhante com o que acontece no sono. Reduzindo os efeitos remineralizante da saliva e atividade microbiana aumentadas, podendo gerar assim um enfraquecimento dental e uma  possível cavidade.

Se não tratar levará a dor, possível tratamento de canal e ou perda dentária (estágio avançado).  Gerando para o atleta distúrbios na mastigação, dificuldade de alimentação e redução do desempenho físico pela dor dentária.

Podemos reduzir os riscos através da Instrução de higiene bucal correta com auxilio de um Cirurgião Dentista.

  • Dica de higiene:

Use escova correta: com cerdas macias e cabeça pequena (para abranger todas as áreas). 

Faça a higiene bucal 40 minutos a 1 hora após a sua refeição.

Mas por que esperar ? As bactérias liberam ácido após nos alimentarmos, reduzindo o Ph da cavidade bucal, transformando o meio bucal  ácido, que por si só já é erosivo, se você escovar sobre ele teremos mais uma ação de atrito mecânica (escovação) que irá intensificar o desgaste e com o tempo lhe gerar sensibilidade. PORÉM, se você não pode esperar, a melhor opção será sempre higienizar! 

Lembrete: Não indico creme dentais ´clareadores´, isso não existe!

Você terá uma breve ilusão de ´branqueamento´, pois ele realiza uma limpeza externa,  aumentando a sensibilidade, o clareamento deve ser feito no consultório dentário para que se trate as partes externa e interna dentais gerando assim o verdadeiro clareamento dental seguro e eficaz.

 Eu te indico usar um creme dental básico, sem ação branqueadora.

E se tiveres sensibiidade, os da linha Sensodine o Colgate Sensitive são bem aceitos. E um Bom fio dental, antes ou depois da escovação, o mais importante é usar! O Enxaguante bucal pode ser dispensado. Troque a tua escova a cada 3 meses ou quando as cerdas estiverem abertas.

Processo de evolução da cárie dentária.  
Escova marca Curaprox Ultra Soft 5460, indicadas Para higiene bucal.  

Assista o vídeo para aprender a higienizar corretamente!

Até o próximo artigo; um abraço!

Dra. Tamara Zoletti / @tamarazfp_

CRO/RS 22.202