Muitas pessoas me procuram para saber se faço Jejum intermitente, o que acho do Jejum, se Aeróbico em jejum realmente emagrece….

Vou discorrer um pouquinho com vocês, colocando o que entendo, e desmistificando alguns pontos.

Vamos lá?

Primeiro deles: Ser, ou não ser, uma Nutri que prescreve Jejum.

—- Jejum Intermitente é uma estratégia nutricional, sendo assim, todos os nutricionistas têm essa possibilidade, ok??

Ok, Nutri… entendi! E, treino em Jejum, emagrece?? Faz mal? Tem benefícios para queima de gordura??

Tentando simplificar mais uma vez essas dificuldades para trazer facilidades, eu digo a vocês que o treinamento em Jejum é uma escolha.

A minha?? Não!!! Amo comer! Amo mais que dormir, então acordo mais cedo para comer e depois treinar.

Mas, se você treina muito cedo, e não tem fome pela manhã, ou ainda, gosta de treinar, praticamente de pijama (acorda e vai!), isso não significa que você perderá performance, sobretudo se tiver auxílio de um nutricionista que adeque sua alimentação anterior para este objetivo (isto é, jantar ou ceia, com mais ou menos 30% dos carboidratos estipulados para você).

Nossa Nutri!!! Agora enroscou: comer carboidrato a noite??

Sim!! Ele será reservado em formato de glicogênio e será a energia necessária para seu treino, ou parte dele.

Confie no processo!!!! Converse com seu nutri!

Emagreço mais em Jejum Intermitente??

Não quer sentar não??

Brincadeiras a parte, a discussão é grande, mas resumindo: Sem déficit calórico, não haverá emagrecimento, ok??

Procurando um pouco mais de informação que embasasse minha posição, abri dois artigos: Compensatory mechanisms activated with intermittent energy restriction: A randomized control trial, 2018  e,  Effect of Alternate-Day Fasting on Weight Loss, Weight Maintenance, and Cardioprotection Among Metabolically Healthy Obese Adults – A Randomized Clinical Trial, 2017.

O primeiro estudo citado, publicado em 2018, comparou os efeitos conseguidos pela perda de peso no apetite e performance em exercícios, e concluiu que as mudanças no peso e composição corporal, assim como os efeitos em apetite e eficiência nos exercícios, são os mesmos independentemente da técnica utilizada para restringir calorias.

Já o Estudo de 2017, publicado no JAMA International Medicine, também comparando perda de peso entre pessoas praticando Jejum Intermitente de dias alternados e Restrição calórica simples, notou que jejum em dias alternados não produziu adesão superior, perda de peso, manutenção de peso ou cardioproteção quando comparado com a restrição calórica diária.

Assim, pessoas queridas, não se limitem a uma estratégia. Pelo contrário, entenda o que melhor encaixa a você. Procurem um nutricionista para ajudar nessa adaptação e acreditem na simplicidade do processo, mas duvidem das mágicas vendidas por aí.

Independente do método, melhor ou pior, fácil ou desafiador, você tem o papel mais importante no cenário. Vista sua camisa e corra atrás do que você quer.

@mimorettinutri