Em primeiro lugar, isto é um sonho de muitas crianças e adolescentes no Brasil e em outros lugares do mundo, eu também tinha o mesmo sonho que o seu, mas posso dizer que me sinto privilegiado de ter conseguido realizar esse sonho pois sinceramente nem todo mundo consegue realizar os sonhos de criança.
Como é uma situação que não acontece do dia para noite, porque no meio desta trajetória tem todo um caminho a ser superado, irei relatar um pouco como funciona o processo para que você possa conseguir alcançar o objetivo final que é se transformar em um atleta profissional.
Primeiro passo: encontre um Clube ou Agremiação nos quais tenham as categorias de base para você fazer a sua iniciação através de uma peneira ou teste para poder ser aprovado em algum clube que já dispute competições organizadas pela Federação responsável pela modalidade escolhida (Futsal ou Futebol) ou algum outro esporte de sua preferência. Uma outra possibilidade seria poder iniciar em alguma escolinha de futebol para depois passar para as equipes de competições oficiais.
A minha experiência nas categorias de base iniciou na escolinha de futebol do Corinthians, após alguns poucos meses fui promovido para as equipes de competições oficiais, e assim foram 11 anos de experiência na base entre as competições de futsal, futebol e escola onde eu estudava, até que chegasse o momento da escolha de seguir a vida no futebol ou futsal e decidi seguir a minha carreira profissional no futsal.
Saiba de uma coisa, para percorrer este percurso é necessário estar ciente que muitos sacrifícios terão de ser feitos, citando alguns exemplos: não ter sábados, domingos e feriados para se divertir com a família e amigos, etc., devido aos treinamentos, jogos e competições; muitas vezes a pouca oportunidade de atuar por vários minutos dentro de um partida, causa concorrência de outros atletas, que como você também fazem parte do elenco ou plantel no mesmo clube, ou às vezes por ter um filho de algum diretor que é obrigado a ser escalado para jogar sempre tomando assim o seu espaço, ou até mesmo pelo técnico que não gosta do seu estilo de jogo e acaba optando por outros atletas dentro de um elenco em que se encontram vários tipos de jogadores com características variadas, além de poder ainda estar em um clube com política de receber quantias em dinheiro para que este tal atleta praticamente tenha garantida a sua escalação, além das possibilidades de lesões.
A vida de atleta é de risco sempre, nunca saberemos quando poderemos nos lesionar, se você realmente estiver disposto em passar pelo processo, posso te dizer que realmente o seu sonho é uma prioridade na sua vida e que você ama o esporte que escolheu.
Segundo passo: Sabemos que não é fácil escolher um clube ou agremiação para poder iniciar, mas com certeza é importante identificar o DNA do clube para saber em qual terreno irá começar a pisar para não ser pego de surpresa e se desiludir depois. Você precisa saber quem são os profissionais que trabalham naquele local, ir atrás de informações para ter conhecimento se eles são capacitados para conseguir desenvolver o seu crescimento como esportista.
Um ponto muito importante é ter a noção de que você tem um talento nato (dom natural) como alguns poucos campeões que conhecemos como: Ronaldo Fenômeno, Falcão, Messi, Neymar e outros ou se somos da outra linhagem. Isso é uma coisa que temos que ter muito bem esclarecidas em nosso ser, digo isso porque assim fica muito mais fácil para conseguir criar uma estratégia para a construção de sua trajetória e possível carreira profissional, lembrando que mesmo os campeões levaram tempo para começarem a fazer diferença e obter êxitos importantes na carreira. Tudo tem o tempo e hora certa para acontecer.
Os atletas com dom natural necessitarão desenvolver outras competências dentro do processo porque somente o dom nos dias de hoje não basta para ser tornar um grande profissional, e para os da outra linhagem com menos recursos técnicos também, gostaria que você entendesse que nada nem ninguém poderá garantir que você conseguirá realizar o seu sonho de tornar-se um jogador profissional, mas se você não arriscar nunca saberá se conseguirá ou não! Seja inteligente faça tudo com direção, olhe para referências, entenda como eles conseguiram chegar aonde você quer chegar, busque e adquira conhecimento, pratique, acerte, erre, ajuste o que não deu certo, ponha em ação novamente, tenha a percepção daquilo que os outros não estão dispostos fazer, e faça com disposição seja diferente da manada.
Tenho certeza de que as suas possibilidades aumentarão muito em atingir o objetivo, ainda mais atualmente que o conhecimento está aí para todos, a única certeza que eu tenho é: uma carreira pode ser construída sim, tanto para os campeões como para os da outra linhagem de menos capacidade técnicas, exemplos não faltam, quem procura acha.
“Sem riscos, sem histórias”.
@gera_junior76